top of page

Bruxismo

5.png

Como age o Botox no Bruxismo ?

A toxina botulínica age diminuindo temporariamente a força e a intensidade da atividade muscular, e portanto ajuda no tratamento e controle dos seguintes problemas:

1- Bruxismo, apertamento e rangimento dos dentes, hiperatividade  do músculo masseter

O músculo masseter e o temporal, ilustrados na figura, são os músculos responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula. Em pessoas com bruxismo, esses movimentos ocorrem em parafunção ou seja fora da mastigação  e com intensidade muito elevada. A aplicação de toxina nesses músculos alivia muito a força excessiva que a pessoa faz quando cerra a boca ou range os dentes. O resultado aparece depois de duas a três semanas, e dura por volta de 4 a 6 meses. A aplicação é rápida e indolor.

2 - Hipertrofia do músculo masseter - como tratar com Botox

Esse músculo, é o mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Fazendo a aplicação terapêutica da toxina botulínica, e diminuindo a hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente.

 

Problemas nas articulações da mandíbula atingem 30% da população. Bruxismo, marcado pela contração anormal dos músculos da boca, tem nova forma de diagnóstico e alívio com Botox.

 

A toxina botulínica, ou botox, ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o aparecimento de rugas e disfarçar as marcas de expressão. Agora, o botox passou a ser usado com sucesso em aplicações que vão muito além da beleza. A toxina botulínica, ou botox, tem sido muito utilizada para controlar os quadros de bruxismo, o hábito de ranger, apertar ou simplesmente encostar frequentemente os dentes de forma que incomode ou cause desgastes.

O bruxismo atinge pelo menos 30% dos brasileiros durante o sono e tem diversas causas, que vão desde a presença de distúrbios neurológicos, como o mal de Parkinson, até os distúrbios do sono, como a apneia e o ronco.

 

No bruxismo, a toxina botulínica é aplicada em pontos localizados nos músculos temporal anterior e masseter, na mandíbula. O Botox age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura. Quando aplicada nos músculos mastigatórios, a toxina botulínica impede a contração, que ocasiona o ranger dos dentes.

 

Duração do Botox para Bruxismo

A explicação para o bom resultado é o já conhecido mecanismo de ação da toxina botulínica (Botox): ela bloqueia a liberação do neurotransmissor chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordens para se movimentar, a mandíbula relaxa e, quando sua tensão está por trás das dores e do bruxismo, ambos suavizam bastante, pelo menos durante os quatro a seis meses em que dura o efeito do Botox no Bruxismo.

Na prática, se orienta nas primeiras aplicações fazer a cada 3 ou 4 meses, pois o músculo pode ser tão forte que realmente a toxina não consegue segurar tanto tempo. Com mais aplicações, e ajustando as doses, com o tempo tende a durar mais. No entanto, duração varia muito de paciente para paciente. Usando boas marcas e quantidade adequada, deve ter duração de 3 a 5 meses para Bruxismo (menos que para rosto e menos que para hiperidrose!)

A vantagem do uso Botox no bruxismo é um resultado eficaz e rápido, sem quase nenhuma contraindicação. Apesar de resultados muito satisfatórios, a aplicação do botox para o bruxismo não garante a cura e, sim, apenas o controle do quadro. O bruxismo que pode ocasionar desgaste e quebra dos dentes. Por isso, o tratamento com a toxina botulínica/botox deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, sendo aliado às placas de mordida e a correção da mordida.

Quanto custa aplicação do botox para Bruxismo

O único contra passa a ser o custo, o preço do tratamento do bruxismo com Botox/Dysport (toxina botulínica). Como o músculo é muito forte, os trabalhos mostram que a dose ideal para boa resposta é de quase um frasco inteiro. Ou seja, isso deixa o tratamento caro já que deve ser repetido 1-2 x ao ano.

 

 

 

 

 

 

 

Bruxismo – Quais as suas  Causas, Sinais e Sintomas

Causas do bruxismo

O bruxismo é o fenômeno de “ranger ou trincar os dentes“. As causas exatas do bruxismo não são completamente esclarecidas. No entanto, pesquisas da Universidade de Montreal apontam que a causa do bruxismo varia a depender do tipo de bruxismo:

  • Bruxismo noturno – causado por um distúrbio do sono complexo. É o tipo mais comum e ocorre a noite, enquanto dorme. Os músculos da mastigação se contraem e a mandíbula se move involuntariamente, gerando atrito, desgaste dentário e problemas na articulação temporomandibular.

  • Bruxismo diurno –  causado por um comportamento automático que envolve o sistema nervoso autônomo em apertar/pressionar os dentes inconscientemente. Ocorre acordado. É uma resposta anormal ao estresse.

 

Segundo a Mayo Clinic, outros fatores associados e causas de bruxismo:

  • Anormalidades da arcada dentária e mordidas anormais

  • Dentes tortos ou ausentes

  • Espasmos faciais

  • Medicamentos como anfetaminas, antipsicóticos e antidepressivos

  • Apneia do Sono e ronco

  • Tabagismo

  • Consumo de álcool

 

O bruxismo nas crianças costuma começar quando os primeiros dentes aparecem e tende a desaparecer com os dentes definitivos.

 

Sinais e Sintomas do ranger do Bruxismo

O bruxismo apresenta muitos sinais e sintomas clínicos, incluindo:

  • Ruído de ranger de dentes que pode ser relatado pelo cônjuge;

  • Dor na articulação temporomandibular e músculos mastigatórios;

  • Dor de cabeça (especialmente na zona temporal quando o paciente acorda de manhã);

  • Hipersensibilidade dentária;

  • Interrupção do sono;

  • Dor que se irradia para a orelha;

  • Rigidez da mandíbula pela manhã.

 

Além dos sintomas acima, os sinais clínicos para diagnóstico de bruxismo são:

  • Desgaste anormal dos dentes

  • Recuo da língua

  • Mordedura da bochecha

  • Hipertrofia dos músculos masseteres

  • Quebra de restaurações e / ou dentes

 

Tratamento do Bruxismo

Pesquisa publicada na revista Sleep Medicine Research demonstra que a aplicação de toxina botulínica (Botox) é o melhor tratamento para bruxismo. O tratamento do bruxismo com aplicação de toxina botulínica é indicado nas seguintes situações:

  • Sempre que o bruxismo causar desgaste dentário

  • Dor de cabeça matinal

  • Disfunção da articulação temporo-mandubular.

  • Perda dentária

 

Além da aplicação de botox para tratamento do bruxismo, outras terapias associadas são:

  1. Aparelhos oclusais

  2. Abordagens comportamentais

  3. Medicamentos

 

Medicamentos  atuais para Bruxismo

Muitos pacientes tentam utilizar medicamentos para interromper o bruxismo. Alguns apelam para simpatias ou receitas naturais sem sucesso. Ocasionalmente, os medicamentos analgésicos e relaxantes musculares são utilizados. Eles tratam a dor de cabeça e o incômodo, mas não melhoram o bruxismo por si. Medicamentos para a ansiedade e tratamento do estresse podem ser medidas eficazes nos casos de bruxismo diurno. Contudo, entre todos os medicamentos, a toxina botulínica é o com maior evidência para tratamento do bruxismo.

4997166_orig (1).jpg
bottom of page